terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Geografia Nas Séries Iniciais


Texto escrito por mim hoje (18/12/2012) para a disciplina de Geografia, Infância e Ensino.

A Geografia Nas Séries Iniciais
Laís Elena Vieira


Para exercer seus plenos direitos de cidadão, bem como cumprir seus deveres, os indivíduos devem se identificar culturalmente como parte do território nacional. Neste sentido, a disciplina de geografia se faz tão importante quanto à alfabetização ou à Matemática, pois nela as crianças deverão construir e aperfeiçoar noções e conceitos fundamentais para compreender e se enxergar no espaço em que estão inseridas.
Para tanto, como coloca Helena Copetti Callai, é necessário que existam condições para que as crianças aprendam a ler o mundo. E isso vai além de observar: é apreender, compreender e criticar. Callai indica em seu trabalho que a alfabetização cartográfica é o caminho para que os alunos comecem a olhar criticamente os espaços.

Alfabetização Cartográfica

Utilizando um pouco da teoria sócio interacionista de Vygotsky, onde ele explica que o ser humano cria sistemas de signos que fazem a mediação entre os sujeitos e o mundo, podemos categorizar os vários tipos de mapas geográficos como ferramentas mediadoras entre os sujeitos e os espaços.
Os mapas nos ajudam na locomoção em espaços desconhecidos e, além disso, nos fornecem informações específicas do lugar, como vegetação, hidrografia, distribuição populacional, política, e etc. Portanto, os mapas são “de suma importância para que todos que se interessem por deslocamentos mais racionais, pela compreensão da distribuição e organização dos espaços, possam se informar e se utilizar deste modelo e tenham uma visão de conjunto” (ALMEIDA e PASSINI, 1994, p.16).
Compete ao professor das séries iniciais ensinarem as crianças a ler mapas e, consequentemente, os espaços. Para isso ocorrer, terá de trabalhar com seus alunos noções elementares como direção, distâncias, referenciais, proporção e escalas. É preciso ainda, permitir que seja compreendida a relação entre os mapas e a realidade. Que este é apenas uma representação, e que quanto menor a escala, mais distante do real.
No livro “O Espaço Geográfico: ensino e representação” Rosângela Almeida e Elza Passini unem considerações de Tomoko Paganelli e Jean Piaget para sugerir que a melhor forma de aprender a ler um mapa, é fazendo um mapa. Na perspectiva construtivista de educação, o aprendizado se torna mais significativo pra o aluno quando ele participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem. O ato de confeccionar um mapa, por exemplo, faria o estudante passar por todas as etapas metodológicas, fazendo-o compreender como funcionam os sistemas simbólicos próprios desta linguagem. Uma vez que o aluno domina este processo, será capaz de ler qualquer mapa.
Callai (2009, p. 90-91), compartilha dessa opinião. Mas alerta para a importância de que os exercícios de mapeamento feitos pelos alunos partam necessariamente de dados reais. Pois dessa forma, o aluno já começará a refletir sobre a realidade vivida e a desenvolver a cidadania.

A criança no Espaço

            A partir do momento que a criança trabalha todos estes conceitos próprios da geografia a respeito da construção de mapas, espera-se que ela passe a ter um olhar diferenciado sobre o espaço à sua volta. Podemos inferir que observará elementos na paisagem que até então lhe passavam despercebidos e, talvez, faça reflexões sobre possíveis problemáticas locais.
            Como apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), é muito importante considerar os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre os espaços estudados. É uma grande evolução intelectual partir do senso comum para os conceitos elaborados. Além disso, valorizar os conhecimentos que as crianças carregam consigo incentiva a confiança e a autoestima do estudante, tornando o trabalho muito mais significativo.
            Podemos iniciar um estudo mais crítico sobre o espaço partindo das relações que a criança tem, por exemplo, com seu bairro, sua cidade, seu país, etc. Com cada um desses espaços ela terá uma experiência e uma percepção diferente. O professor deverá guiar seu olhar para outros aspectos além dos que é capaz de perceber sozinha. É fundamental que se faça exercícios de reflexão sobre como os espaços, os lugares e as paisagens são construídos e modificados pela relação homem x natureza.
            Mas não devemos subestimar os estudantes das séries iniciais. As crianças têm plenas condições de olhar o espaço como um todo. Isto é, relacionar os lugares para além dos círculos concêntricos. Se temos por objetivo que sejam capazes de olhar criticamente os espaços, é preciso que compreendam que tudo está conectado, e que o que acontece em qualquer lugar do mundo pode ter a ver com o que acontece no espaço em que ela conhece. Esta compreensão é o principal requisito para uma interpretação da realidade.


Referências:

ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 1994. (Repensando o ensino).

BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

CACETE, Núria Hanglei; ; PAGANELLI, Tomoko Iyda; PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A geografia como ciência da sociedade e da natureza. In: ______. Para ensinar e aprender geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009, 37 a 56.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: Antonio Castrogiovanni (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 83-133.

VYGOTSKY, Lev. Construção do Pensamento e da Linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidadao – acesso em 16/12/2012

http://ucsnews.ucs.br/ccha/deps/cbvalent/teorias014/restrito/vygotsky3.html – acesso em 17/12/2012

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